Fisioterapia esportivaReabilitação física

Osteoartrose: Correr favorece o desenvolvimento?

By janeiro 16, 2020 No Comments
Foto ilustrativa de osteoartrose primária em joelho

A corrida é um dos exercícios mais praticados no mundo e apresenta resultados positivos para o sistema respiratório, cardiovascular e muscular. Além disso, correr ajuda na perda de peso, na regularização dos níveis de colesterol, no aumento do sistema imunológico, no tratamento de depressão e na redução do estresse.

Porém, por ser uma atividade de impacto, muita gente questiona sobre o risco do desenvolvimento de Osteoartrose primária – doença caracterizada pela degeneração da cartilagem articular  no quadril e nos joelhos.

A Osteoartrose primária pode ser causada pelo envelhecimento e, principalmente, pelo uso excessivo de uma articulação, levando ao desgaste da cartilagem e, por consequência, ao atrito direto entre os ossos. Devido às implicações, como dores, inchaços e até algumas calcificações, essa doença pode limitar a mobilidade articular do indivíduo.

Dessa forma, para identificar a intensidade de corrida que não estimula o desenvolvimento de Osteoartrose é necessário dividir as pessoas em três grupos:

• Corredores de competição – Representam o país em alguma competição internacional ou fazem parte de uma equipe profissional.
  • Corredores recreacionais – Praticam a atividade de modo amador
  • Não corredores – Sedentários

Um estudo publicado em Junho de 2017, pelo Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy (JOSPT), revelou que apenas 3,5% dos indivíduos do grupo de corredores recreacionais apresentaram Osteoartrose primária no quadril e nos joelhos. Já no grupo de sedentários, o número de pessoas com a doença, foi equivalente a 10,2%. Já no grupo de corredores de competição, a doença alcançou 13,3% dos atletas.

Assim, é possível afirmar que a corrida recreativa, praticada como um hábito saudável e de maneira equilibrada, é uma forma de prevenir a Osteoartrose primária.

Vale lembrar que fatores como o excesso de peso, lesões prévias, cirurgias das estruturas articulares, diabetes, gota, anomalias congênitas e distúrbios hormonais também podem contribuir para o desenvolvimento da Osteoartrose.

Se você sofre com a Osteoartrose e precisa de tratamento, entre em contato com a Clínica Fisio&Forma.

Telefone: (11) 2375-5543 / (11) 2375-5532