fbpx
FisioterapiaUncategorized

Fisioterapia respiratória: tratamento pós Covid-19

By maio 13, 2020 No Comments
Fisioterapia respiratória para tratamento de pacientes pós Covid-19

A fisioterapia respiratória é muito importante para pessoas que foram contaminadas pelo Novo Coronavírus (Sars-Cov-2), pois, o vírus ataca o sistema respiratório, provocando inflamações nas mucosas das vias aéreas respiratórias, o aumento de secreção de muco, obstrução de pequenas vias e lesões nos pulmões. 

Devido a inflamação originada pelo vírus, as pessoas infectadas apresentam um líquido inflamatório que provoca danos nos pulmões, atrapalhando o funcionamento correto destes órgãos e dificultando a oxigenação. Além da inflamação, a grande quantidade de medicamentos e a necessidade do uso de equipamento de ventilação mecânica, também podem causar prejuízos nas funções respiratórias dos pacientes.

Segundo patologistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) que fizeram o uso de uma estratégia de autópsia menos invasiva em seis corpos, o Novo Coronavírus provoca lesões severas em diversas áreas dos pulmões e acomete principalmente os alvéolos, onde acontece as trocas de oxigênio e gás carbônico.

Em fevereiro, a revista científica The Lancet, publicou um estudo que indicava a possibilidade de pacientes curados do Covid-19 carregarem um síndrome respiratória crônica. Recentemente, médicos de Hong Kong observaram até 30%  de diminuições de funções pulmonares e sequelas duradouras em indivíduos recuperados da doença. 

Diante deste cenário, a fisioterapia respiratória tem sido muito indicada não apenas para os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), como também para os pacientes que já se recuperaram.

Além de auxiliar no alívio dos sintomas ocasionados pelo Novo Coronavírus como a dispneia (falta de ar) e a liberação de vias aéreas respiratórias de secreções, a fisioterapia respiratória também promove o aumento da força muscular durante o processo de respiração. 

Outros benefícios da especialidade são a melhora da mobilidade torácica e a colaboração para o aumento da capacidade ventilatória do pulmão. O procedimento de reabilitação  inclui exercícios físicos e pode apresentar resultados entre 6 e 8 semanas.

⇒ Se você se recuperou do Covid-19 e precisa fazer fisioterapia respiratória, a Clínica Fisio&Forma pode te ajudar.

Serviço:

Clínica Fisio&Forma

Endereço: Av. Nossa Senhora das Vitórias, 304 – Centro – Diadema – SP

Telefone: (11) 2375-5543 / (11) 2375-5532

 

Leave a Reply

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?