fbpx
FisioterapiaUncategorized

Coronavírus: o que você precisa saber

By março 19, 2020 No Comments
Coronavírus: o que você precisa saber

O Novo Coronavírus (Sars-Cov-2) é um agente da família de vírus que provocam infecções respiratórias e causa a doença chamada Coronavírus (Covid-19). Descoberto em Dezembro do ano passado, na China, o vírus já se alastrou pelo mundo, fazendo com que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarasse que, no momento, vivemos uma pandemia.

De acordo com o Ministério da Saúde, o período de incubação, tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção pelo vírus, pode ser de 5 a 14 dias e a disseminação ocorre de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias ou contato próximo.

Semelhante ao resfriado comum, os principais sintomas da Covid-19 são:

  • Coriza
  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar

Em conformidade com a OMS, o Novo Coronavírus apresenta uma taxa média de letalidade de 3.6%, matando mais do que a H1N1 e o Sarampo. Para idosos acima de 80 anos, a taxa pode passar de 15%. Até o momento, o Brasil registrou 428 casos confirmados e 4 mortes por Covid-19.

Segundo um compilado de estudos chineses, publicado na revista científica The Lancet, pessoas portadoras de diabetes e hipertensão fazem parte do grupo de risco, podendo desenvolver sintomas mais graves se infectadas pelo Novo Coronavírus.

Devido à alta velocidade de contágio do Coronavírus, o Brasil está seguindo as orientações da OMS e, portanto, adotando medidas preventivas como suspensão de aulas em escolas e universidades, fechamento de shoppings, cinemas e academias, cancelamento de eventos públicos e suspensão do serviço de transporte público. 

Ainda não existe um tratamento específico para a Covid-19 e, até o momento, a indicação para os pacientes diagnosticados com a doença é repouso, consumo de bastante água  e uso de medicamentos para o alívio de dores e febres.

Vale lembrar que no início desta semana a OMS recomendou que o uso do Ibuprofeno no tratamento da Covid-19 fosse evitado, pois, segundo um estudo publicado na The Lancet, o medicamento ocasiona a ativação do receptor EAC2, processo que pode intensificar a ação do vírus em outras células do corpo humano.

Entretanto, na manhã desta quinta-feira (19), a OMS retirou a recomendação do uso de medicamentos à base de ibuprofeno e alegou que após uma revisão dos estudos, não possui conhecimento sobre os dados clínicos e a base populacional publicados sobre o tópico.

A prevenção ao Novo Coronavírus é feita, principalmente, por meio de:

  • Higienização correta das mãos – Deve-se utilizar água e sabonete e esfregá-las por pelo menos 20 segundos
  • Uso do álcool em gel 70%
  • Limpeza de objetos e superfícies tocados com frequência
  • Não colocar as mãos nos olhos, nariz e boca
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar 

É de extrema importância ressaltar que nesse momento é necessário evitar aglomerações, sair de casa sem necessidade e evitar idas desnecessárias aos hospitais, que não podem estar sobrecarregados para atender com eficiência os casos mais graves e os integrantes do grupo de risco.

⇨ Conforme as orientações do Ministério da Saúde, a Clínica Fisio&Forma já adotou as medidas preventivas e segue realizando atendimentos.

Leave a Reply

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?