fbpx
PsiquiatriaUncategorized

Depressão e isolamento social: como lidar?

By abril 27, 2020 No Comments
Depressão e Isolamento social: como lidar?

A depressão é uma doença psiquiátrica crônica e acarreta alterações negativas no humor, nos sentimentos e nas ações do paciente. A doença é caracterizada por tristeza profunda, sentimentos de dor, baixa autoestima, culpa, alterações no sono e no apetite. Segundo o Ministério da Saúde, a depressão pode ser causada por componentes genéticos, bioquímica cerebral e eventos vitais. 

Devido ao momento em que vivemos, no qual a Organização Mundial da Saúde (OMS) instruiu a população mundial a seguir o isolamento social, medida preventiva ao Novo Coronavírus (Sars-CoV-2), os sintomas e os índices de depressão podem se agravar.

Para reduzir o risco de sofrer com a depressão neste momento, existem algumas ações que os pacientes podem adotar. Confira:

Evite bombardeios de informações

O excesso de informações é um dos fatores que mais contribuem para o aumento  do medo e da angústia, portanto, defina um horário específico do dia para se informar e procure por notícias de fontes seguras e não sensacionalistas. Além de  dificultar a chegada de fake news, essa ação contribui para o controle da ansiedade e minimiza os riscos de crises de pânico.

Mantenha uma rotina

Seguir uma rotina é a melhor maneira de proteger e manter a organização mental. Por isso, estabeleça horários para trabalhar, estudar, comer, dormir, se exercitar e assim por diante. Seguir essa rotina é muito importante para evitar o estresse e o cansaço mental.

Alimentação saudável

O intestino armazena aproximadamente 80% da serotonina, hormônio neurotransmissor que atua na regularização do humor, do sono, do apetite, do ritmo cardíaco e da temperatura do corpo, no organismo. 

Assim, obter uma alimentação saudável e balanceada é essencial para que a concentração de serotonina permaneça em quantidade adequada e este hormônio continue atuando corretamente.

Vitamina D

A retina possui detectores de luz solar que quando são acionados estimulam a produção de serotonina, causando  a sensação de bem-estar e o bom humor. Além disso, a vitamina D auxilia na regularização dos níveis de fósforo e cálcio no organismo, sendo essencial para a saúde dos ossos e da força muscular. Portanto, tome sol!

Atividades físicas

Assim como uma alimentação saudável e absorção de vitamina D, a prática de atividades físicas estimulam a produção de serotonina e além da sensação de bem-estar, reduzem o estresse, previnem o desenvolvimento de doenças crônicas, melhoram a qualidade do sono e auxiliam no controle de peso. Por isso, reserve um tempinho do seu dia para praticar atividades físicas.

Interaja

Neste momento é muito importante não se isolar emocionalmente e interagir com os familiares e amigos por chamadas de vídeos, jogos online e ligações, isso ajudará a inibir o sentimento de solidão. 

Ajude o próximo

Ajudar o próximo também é uma forma de se ajudar. Por isso, entre em contato com as pessoas que você ama, procure saber se estão bem, se precisam conversar e se precisam de apoio. Neste momento, o mundo precisa de empatia.

⇨ Se você sofre com depressão e precisa de ajuda, entre em contato com a Clínica Fisio&Forma, nossa equipe continua trabalhando e seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Serviço:

Clínica Fisio&Forma

Endereço: Av. Nossa Senhora das Vitórias, 304 – Centro – Diadema – SP

Telefone: (11) 2375-5543/ (11) 2375-5532

 

Leave a Reply

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?