fbpx
Fisioterapia

AVC: Tratamento fisioterapêutico

By janeiro 28, 2020 No Comments
Fisioterapia para tratamento de AVC

Você sabia que a fisioterapia é um método de tratamento para pacientes que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC)? 

O AVC pode ser de dois tipos: isquêmico, quando é causado por fluxo sanguíneo inadequado ou, hemorrágico, quando ocorre uma hemorragia das artérias que irrigam o cérebro. O Acidente Vascular Cerebral pode ocasionar sintomas transitórios e até incapacitação funcional.

Para que o socorro seja realizado o mais rápido possível, é necessário atentar-se aos sintomas. Entre eles estão: fraqueza ou formigamento nos braços e pernas, confusão mental, dores de cabeça,  alterações na fala, na visão, no equilíbrio e no andar.

Para a melhora da qualidade de vida do paciente e a eficiência do tratamento, é necessário que as sessões de fisioterapia sejam iniciadas o quanto antes e de acordo com o grau de déficits provocados.

A fisioterapia pode ter diversas funções no tratamento do paciente que sofreu um AVC, entre elas: manter e prevenir complicações da função respiratória, prevenir retenção e acúmulo de secreções, reaprendizado motor, manter e recuperar amplitude de movimentos, prevenir contraturas e deformidades, ganhar força muscular e melhorar o equilíbrio.

A fisioterapia deve ser realizada com o acompanhamento de um profissional e as sessões devem ser diferenciadas para cada paciente de acordo com os sintomas que foram apresentados. 

O tratamento fisioterapêutico deve ser contínuo e ter  duração, em média, de até 6 meses, com sessões de aproximadamente 1 hora.

É importante ressaltar que ações como a prática de  atividades físicas, alimentação saudável, controle da glicose, controle da pressão, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e não fazer uso de drogas ilícitas,  ajudam na prevenção do AVC. 

Se você sofreu um AVC e precisa de tratamento, entre em contato com Clínica Fisio&Forma

Serviço:

Clínica Fisio&Forma

Endereço: Av. Nossa Senhora das Vitórias, 304 – Centro – Diadema – SP

Telefone: (11) 2375-5543 / (11) 2375-5532

Leave a Reply

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?