Hérnia de disco: o que é, causas e tratamento

By fevereiro 14, 2020 No Comments
Hérnia de disco: o que é, causas e tratamento

A Hérnia de Disco é uma alteração que acomete a coluna vertebral e normalmente as regiões mais acometidas são: Cervical e Lombar. É causada pelo deslocamento dos discos invertebrais, estruturas compostas por tecido cartilaginoso e elástico, que além de amortecer impactos, também evitam o atrito entre as vértebras.

Quando o disco é submetido à sobrecarga devido erros posturais e movimentos com sobrecarga de peso e movimento, ocorre maior pressão em uma área do disco intervertebral favorecendo o surgimento da Hérnia de Disco, que pode comprimir a raiz nervosa ou tocar a medula gerando fortes dores e em casos mais graves perda do movimento e sensibilidade.

A Hérnia de Disco pode ser de três tipos:

Protrusa – Quando o disco se alarga, permitindo que suas paredes encostem em regiões de sensibilidade nervosa.

Extrusas – Quando há o rompimento do disco e o líquido interno sai por essa abertura, comprimindo as raízes nervosas e medula.

Sequestradas – Quando há o rompimento do disco e o líquido interno se desloca para dentro do canal medular.

Além de dores intensas, pacientes com esse tipo de lesão podem apresentar sintomas como dormência, formigamento, ardência e dificuldade para realizar alguns movimentos.

Normalmente a hérnia de disco acomete pessoas entre 30 e 50 anos de idade. Esse tipo de lesão pode ser proveniente de uma predisposição genética, sedentarismo, excesso de peso, tabagismo e sobrecarregar a coluna carregando peso frequentemente.

O tratamento da hérnia de disco depende do grau de evolução da doença, variando entre cirúrgico ou clínico conservador. O tratamento clínico conservador, além de fazer uso de analgésicos e anti-inflamatórios, consiste em um acompanhamento contínuo com uma equipe de fisioterapia e sessões de acupuntura.

A prevenção da hérnia de disco pode ser feita por meio da prática de atividades físicas, alimentação balanceada, prática de exercícios bem orientados e postura adequada.

Se você sofre com hérnia de disco e precisa de tratamento, entre em contato com a Clínica Fisio&Forma

Telefone: (11) 2375-5543 / (11) 2375-5532