fbpx
Dicas

5 lesões mais comuns do ciclismo

By outubro 25, 2019 No Comments

O ciclismo é um esporte com o número de adeptos cada vez maior. Para a sorte desses atletas, por conta do exercício e suas variações, é considerada uma das atividades com o menor índice de lesões. Entretanto, existem algumas contusões que são típicas dos praticantes desta modalidade que vale maior atenção e cuidado. Confira as mais comuns e como elas podem ser prevenidas:

Ferimentos na cabeça: É muito comum ciclistas sofrerem contusões na cabeça após uma queda. Esses ferimentos podem variar desde um corte até um traumatismo crânio-encefálico. Usar capacete reduz o risco de lesões na cabeça em 85%, ou seja, é um item indispensável.

Dores no pescoço: Normalmente são causadas quando o atleta permanece em posição de inadequada por longos períodos. A dica para evitar esse tipo de incômodo é fazer um bom trabalho de fortalecimento e ganho de flexibilidade nos ombros e pescoços, pois estes ajudam a aliviar a tensão durante o pedal. Outra questão importante é adequar o guidão ao ciclista, tirando o estresse em excesso dos músculos cervicais e redistribuindo a pressão para regiões diferentes.

Dores ou entorpecimento de pulsos/antebraços: Para evitar esse problema, os ciclistas devem pedalar com os cotovelos ligeiramente dobrados, usar luvas acolchoadas e ter o costume de alongar as mãos e pulsos antes do pedal. Mudar as posições das mãos também reduz as dores e dormências.

Formigamento ou entorpecimento dos pés: Esses incômodos são muito comuns para os praticantes do ciclismo e normalmente são causados por sapatos muito apertados ou estreitos. Em casos crônicos, esse problema também pode ser devido à síndrome compartimental, que ocorre por conta do aumento da pressão na perna e da compressão dos nervos. O diagnóstico é feito após uma boa avaliação da equipe médica e de fisioterapia.

Problemas Urogenitais: A neuropatia pundendal, entorpecimento ou dores na área genital ou retal é muito comum nos ciclistas do sexo masculino e é tipicamente causada pela compressão do suprimento de sangue para a região genital. A dica para ajudar a aliviar a pressão dessa região é optar por um assento mais anatômico com reforço de amortecimento, usar shorts de ciclismo acolchoados e ajustar a inclinação do assento.

Sempre de extrema importância ter um bom equipamento e realizar os ajustes corretos da bicicleta ao ciclista, além da realização de trabalho de fisioterapia preventiva e preparação física para iniciar na atividade esportiva. Existem profissionais que realizam um trabalho especializado para adequar a bicicleta ao ciclista, trabalho esse conhecido como Bike Fit. Que associado ao tralho da equipe de saúde e preparação física é possível reduzir o índice de lesão de forma significativa e melhorar a performance do atleta.

Se você quer saber mais, agende uma avaliação com os fisioterapeutas da Clínica Fisio&Forma.

Leave a Reply

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?