fbpx
Dicas

Confira qual o tênis ideal para cada modalidade de esporte

By outubro 3, 2019 No Comments

Uma das principais formas de manter uma vida saudável é a prática de esportes, porém, ao escolher o seu favorito, é necessário se atentar até mesmo na escolha do tênis ideal, para não cometer erros que podem gerar desconfortos ou até lesões.

A escolha do tênis correto, além de evitar problemas como as contusões, pode melhorar o desempenho dos atletas, levando-os ao máximo rendimento. Confira abaixo algumas dicas da clínica Fisio&Forma que podem te ajudar na hora de escolher o calçado ideal:

 

Para quem gosta de correr: Para evitar lesões, o tênis ideal para corrida, deve ser adequado ao nível de corrida do atleta, perfil de prova e ao terreno que realizará a corrida.  Dessa forma o atleta terá mais segurança na execução do seu esporte e melhor desempenho. Vale ressaltar que novos estudos preconizam a realização de baropodometria estática e dinâmica para a confecção de palmilhas ortopédicas para correção de distúrbios de pisada e avaliação do melhor tênis.

Para o basquete: Para esse esporte, os tênis mais indicados são os que possuem canos longos, garantindo a estabilidade dos tornozelos. Outra característica do modelo que evita lesões, é o solado com espirais, que formam um círculo na parte da frente do tênis permitindo maior aderência.

 

Para o pessoal do futebol: As chuteiras são ideais. O diferencial deste calçado são as travas no solado, que garantem a aderência e equilíbrio. Permitindo melhora no desempenho e realização dos movimentos necessários para a pratica esportiva. Existe uma chuteira certa para cada tipo de piso que o futebol será praticado.

 

Para trekking: Para quem gosta de atividades ao ar livre, os calçados indicados são as botas e os tênis de canos mais altos. O solado mais grosso garante melhor tração em solos acidentados e escorregadios. Fabricados com materiais resistentes, apresentam proteção para os dedos, evitando danos que podem ser causados por possíveis tropeços e com uma tecnologia anti- torção devido à instabilidade do terreno.

Para academia – musculação: O tênis ideal é o de sistema antiderrapante, amortecimento leve e solado fino e baixo, garantindo a estabilidade do corpo.

Para academia – spinning, jump e zumba: Os ideais são os confeccionados com couro e nylon, que além de proporcionarem a sustentação do pé, possibilitam a ventilação, controlando a umidade.

 

 

Agora que já descobriu qual o tênis adequado para cada modalidade de esporte, basta escolher pesquisar e escolher o modelo mais confortável e que combine com suas preferências.

Leave a Reply

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?