Pilates Clínico

Pilates para driblar a ansiedade e a depressão

By setembro 18, 2019 No Comments

Chegamos a mais um Setembro Amarelo e, com ele, o aumento da discussão sobre os transtornos de ansiedade e doenças psicossomáticas.

Apesar de possuírem diagnóstico, grau, sintomas e tratamentos diferentes, esses distúrbios são extremamente incômodos e, em casos mais extremos, causam afastamento social, incapacidade e até mesmo o agravamento de outras doenças.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), hoje existem mais de 350 milhões de deprimidos em todo o planeta e, no ranking dos países mais ansiosos, o Brasil lidera, com mais de 18 milhões de casos registrados, o que representa 9,3% da população do país.

É de conhecimento geral que, além de contribuir para saúde do corpo, a atividade física é uma importante aliada para a saúde mental, já que libera no organismo enzimas poderosas. O método Pilates, por exemplo, se destaca entre essas atividades por combinar o trabalho de respiração e alongamento dos músculos mais profundos.

Esse método, cujas técnicas estão baseadas nos princípios de respiração, centro, controle, concentração, precisão e fluidez, quando associado a objetivos específicos no tratamento de doenças, torna-se um importante aliado para o alívio destas. A realidade é que, além de potencializar a consciência corporal, o método promove também o equilíbrio interno e emocional, geralmente ligados a função tônica muscular.

A respeito dessa prática, um estudo publicado pelo jornal Complementary Therapies in Medicine concluiu que a modalidade diminui de forma significativa os efeitos da depressão, com uma redução de até 81% dos sintomas. Já com relação aos transtornos de ansiedade, a mesma pesquisa apontou que o Pilates auxiliou na redução de até 46% das reações ansiosas.

Mas, apesar de ser um importante coadjuvante no tratamento desses distúrbios, é importante enfatizar que o paciente nessas condições precisa, em primeiro lugar, obter diagnóstico e acompanhamento clínico adequado de um médico psiquiatra.

No geral, o Pilates é um método recomendado para todos os públicos e é um excelente aliado na prevenção e tratamento de uma série de doenças, entre outros problemas.

Confira alguns benefícios:

Combate e previne o estresse e ansiedade

Tonifica a musculatura

Melhora da circulação sanguínea