Escoliose: causa, sintomas e tratamento

By fevereiro 27, 2020 No Comments
paciente com escoliose na coluna vertebral

A escoliose é uma doença que causa uma curvatura anormal da coluna vertebral. Quando ocorre rotação das vértebras, há também deformações no dorso, chamadas de “gibas”.

A escoliose pode ser de três tipos: congênita, idiopática e neuromuscular. A primeira, é caracterizada por má formação da coluna durante o desenvolvimento do feto. A segunda, não possui causa definida e pode acometer pessoas de qualquer idade. A terceira, decorre por problemas neurológicos que causam fraqueza muscular, controle precário dos músculos ou até mesmo paralisia.

Alguns sintomas comuns dessa doença são: ombros, costelas e quadris em alturas diferentes, desconfortos musculares e dores na coluna.

O tratamento da escoliose depende de fatores como a causa, a idade do paciente, o tamanho e localização da curvatura. Em casos mais graves, o tratamento é cirúrgico. Quando não, é recomendado o uso de coletes e palmilhas posturais e o acompanhamento contínuo com um  fisioterapeuta, que por meio de alongamentos, massagens e manipulação da coluna vertebral, exercícios de equilíbrio, exercícios respiratórios, exercícios de fortalecimento e uso de aparelhos externos, tratará adequadamente cada caso da patologia.

É essencial lembrar que mesmo em casos cirúrgicos, o acompanhamento contínuo de fisioterapia é de extrema importância para a melhora da qualidade de vida do paciente.

Para que os resultados com o tratamento sejam ainda mais eficazes, é de muito importante que a identificação da alteração postural e o acompanhamento com equipe médica e com a equipe de fisioterapia sejam  realizados o mais rápido possível.

Se você sofre com Escoliose e precisa de tratamento, entre em contato com a Clínica Fisio&Forma

Telefone: (11) 2375-5543 / (11) 2375-5532