fbpx
Outros

Dicas para Evitar Dores nas pernas, lombar e pescoço

By abril 13, 2016 No Comments

Sentir dores com frequência em regiões como pernas, lombar e pescoço, pode comprometer nosso desempenho em diversas atividades que devemos desempenhar no dia a dia. Neste artigo, vamos falar sobre como evitar dores nas pernas, lombar e pescoço.

Seja na academia, no trabalho, durante um passeio e até no final do dia, é comum o aparecimento das dores. Algumas medidas preventivas nos ajudam a evitar dores e conquistar uma vida mais tranquila e saudável.

Entre as dores que estamos abordando neste artigo, a de maior incidência é a dor lombar e na coluna. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 80% dos adultos sofrem de dores na coluna. Algumas de suas causas são: postura errada, sedentarismo, artrose, dorsalgia, espondilolistese, estresse, entre outros.

Já as dores nas pernas podem ser causadas por atividades físicas, cansaço, gravidez, varizes, entre outros. As dores no pescoço geralmente são ocasionadas devido a postura, principalmente quando passamos muito tempo diante do computador.

Descobrir a causa é primordial

É sempre importante, independe do tipo de dor e da região, procurar saber as causas para que, junto com a análise médica realize o tratamento adequado. Em muitos casos a Fisioterapia entra como responsável por grande parte do tratamento.

Dicas para evitar dores nas pernas, lombar e pescoço

Como dica inicial para evitar dores, indicamos a correção de hábitos alimentares e combate ao sedentarismo com a prática de atividades físicas, mesmo que seja uma caminhada leve.

Caso você trabalhe muito tempo sentado na frente do computador, tente adaptar o monitor à altura do seu pescoço, para que não force a região. Evite ficar longos períodos em pé em uma mesma posição. Procure se movimentar para evitar dores e, se possível, realize alongamentos leves e discretos a cada 90 minutos.

Não levante objetos pesados sem auxílio de outra pessoa, pois isso certamente irá prejudicar a sua lombar. Quando algum objeto cair no chão, dobre os joelhos para conseguir pegar e não diretamente a coluna, evitando assim um movimento brusco.

Evite o salto alto

Deixe o uso de salto alto para ocasiões especiais, como festas, casamentos e reuniões corporativas mais importantes. Muitas vezes nossas escolhas são primordiais para evitar dores. No dia a dia, use sapatilhas para evitar as dores.

Em casos de dores nas pernas, faça exercícios físicos e procure relaxar no final do dia, deitando-se e elevando suas pernas na parede ou no sofá. Fique assim por pelo pelos 20 minutos para relaxar os músculos e aliviar as tensões.

Caso as dores persistam, procure ajuda na fisioterapia, prática de pilates, reabilitação física ou acupuntura. Principalmente se você notar que as dores estão frequentes.

Viu como poder ser fácil evitar dores?

Leave a Reply

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?