fbpx
Outros

Depressão x Assédio Moral

By janeiro 19, 2017 No Comments

Assédio moral trata-se da exposição do funcionário a situações humilhantes e constrangedoras, repetidamente e por tempo prolongado durante a jornada de trabalho ou no exercício de suas funções.

Pode ocorrer por meio de comportamentos com objetivo de humilhar, ofender, ridicularizar, culpabilizar, punir ou desestabilizar emocionalmente o trabalhador, colocando em risco sua saúde física e psicológica além de afetar seu desempenho.

Isso pode ocasionar graves danos à saúde física e mental e em indivíduos predispostos podem desenvolver quadro de ansiedade e depressão ou ter sintomas preexistentes agravados.

 

Tipos de Assédio

De acordo com Alice Monteiro de Barros, ela divide as possíveis hipóteses de configuração do assédio de acordo com espécies de comportamento do agressor, são elas:

“técnica de relacionamento” –  o assediador simplesmente não se comunica com a vítima, não cumprimenta quando passa por ela, manda fazer trabalhos através de bilhetes, sem pedir pessoalmente, além de gritar com a vítima e interromper quando esta quer lhe contar alguma coisa.

“técnica de isolamento” –  isolar o empregado dos demais colegas, não permitindo assim que este trabalhe em equipe ou que se relacione com seus colegas.

“técnicas de ataque” –  o empregador tenta desqualificar o empregado por meio de trabalhos excessivos e/ou em pouco tempo para demonstrar sua incompetência diante dos demais colegas e clientes da empresa. Normalmente são requisitados trabalhos que não condizem com a especialidade do empregado ou que estão além de sua formação.

“técnica punitiva” que espera que o empregado cometa um erro para recriminá-lo de forma totalmente desproporcional.

Algumas Consequências do Assédio Moral

Hoje em dia o assédio é considerado como fator de risco psicossocial. Ele é capaz de provocar danos à saúde da vítima, tais como tonturas, tremores, crises de choro, insônia falta de apetite e uso de drogas.

Esses sintomas estariam relacionados ao aparecimento de sintomas ansiosos e/ou depressivos diretamente relacionados com a atividade ocupacional

A humilhação repetitiva interfere na vida do funcionário de forma direta, comprometendo sua identidade, auto estima, confiança e prejudica suas relações afetivas e sociais.

Como combater a Depressão ocasionada por Assédio Moral

O combate exige o envolvimento de diversos profissionais. Neste caso, o funcionário deve buscar amparo legal, com advogado, e também ajuda dos profissionais da área da saúde como psicólogo e médico psiquiatra para tratar sintomas secundários à sobrecarga emocional como ansiedade, depressão e insônia.

By Dra, Michele Gonzales – Psiquiatra

 

A Clínica Fisio&Forma atua com atendimento em psiquiatria de forma individualizada.

Atendemos convênio bradesco, confira

 

 

 

Leave a Reply

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?