O que é a Síndrome do Corredor?
Conhecida mais tecnicamente como “Síndrome do Trato Iliotibial (STIT)” a Síndrome do Corredor é uma lesão causada pela inflamação da banda iliotibial.
A banda iliotibial é um tecido fibroso, que se inicia na região dos quadris e se estende por toda a lateral da coxa, até a região lateral do joelho. Sua função é como a de um tendão, que conecta o músculo ao osso, além de auxiliar como um estabilizador.
O atrito e a compressão constante com o fêmur na região do joelho, é a causa da inflamação.
Esse atrito ocorre por diversos fatores, que entre eles podem ser:
- Falta de fortalecimento físico
- Falta de alongamento adequado
- Desalinhamento da postura corporal
- Intensidade e velocidade dos treinos
- Distúrbios de Pisada
Os sintomas mais comuns devido a síndrome são:
- Dor na parte externa na região lateral do joelho
- Dor nos joelhos para subir e descer escadas
- Dor nos joelhos para subir ladeiras
- Estalos na região dos joelhos
- Dor após a prática esportiva predominantemente corrida
Quem pode ter a Síndrome do Corredor
Apesar da possibilidade de que qualquer pessoa possa sofrer da síndrome, ela é mais comum em atletas, principalmente em corredores e ciclistas.
Para os corredores, os que mais podem sofrer com a síndrome, são os corredores de longa distância. As dores podem se iniciar em torno de 3km de corrida, dependendo da intensidade e velocidade da corrida, e ir aumentando ao longo treino.
A qualidade dos calçados também pode influenciar nos treinos. Uma dica, é consultar um ortopedista ou fisioterapeuta para que ele avalie a necessidade de adaptar um calçado para a corrida e realizar uma avaliação da pisada e do gesto esportivo.
Em ciclistas, a síndrome pode ocorrer também, devido ao ajuste da bicicleta. A altura do selim, por exemplo, é um dos motivos que podem levar a síndrome. Alto demais, pode levar a extensão exagerada do joelho. Baixo demais, causa hiperflexão do joelho.
Em todos os casos, é importante avaliar se não estão ocorrendo erros nos treinos.
Como prevenir:
- Evite treinamento excessivo em subidas
- Escolha lugares com terrenos planos, sem buracos, para a prática dos exercícios
- Aumente a velocidade e a intensidade do treinamento de forma gradual.
- Realize treinos para ganho de flexibilidade, manutenção e reequilíbrio da força muscular
- Faça o treinamento acompanhado de um profissional.
Como tratar:
O tratamento normalmente é conservador, realizado através repouso, fisioterapia e anti-inflamatórios.
A fisioterapia, através de aparelhos eletroterapia, ajudam na desinflamação e diminuição da dor na região.
São realizados também, exercícios de alongamento,fortalecimento e liberação miofacial, visando o reequilíbrio muscular e da flexibilidade tratando dessa forma a lesão e prevenindo o reincidência.
Pessoas obesas ou com problema nas articulações, que sofrem de doenças como tendinite, artrite, artrose e etc., que iniciam os treinos de forma muito intensa e sem o acompanhamento de um profissional, se tornam propensas a ter várias lesões. Devido principalmente ao desequilíbrio na musculatura do complexo postero lateral e disturbio do gesto esportivo.
A Clínica Fisio&Forma, conta com equipe de fisioterapeutas especializados que poderão auxiliar tanto na alimentação adequada, quanto na reabilitação física, para prevenir e potencializar a conquista de seus objetivos de forma adequada e personalizada, entre em contato e saiba mais.