A fisioterapia é uma prática terapêutica que desempenha um papel fundamental na recuperação de pacientes.
O objetivo da fisioterapia é melhorar a função física, aliviar a dor, restaurar a mobilidade e otimizar a qualidade de vida dos pacientes.
Neste artigo vamos explorar como a fisioterapia pode ajudar a melhorar a qualidade de vida, devolvendo bem estar para os pacientes.
O que é a fisioterapia?
A Fisioterapia é a área da saúde que busca promover a reabilitação e o bem-estar físico através de técnicas terapêuticas, exercícios físicos e outras abordagens não medicamentosas.
Essa pratica possui uma aplicação muito ampla, indo muito além da recuperação de lesões.
Esta técnica é amplamente utilizada para tratar, entre outras condições, lesões ortopédicas ou musculares, doenças neurológicas, cardíacas, respiratórias, além de ajudar na recuperação pós operatória.
Para quem é recomendada a fisioterapia?
A Fisioterapia é recomendada para todos que buscam alívio de dores, reestabelecimento da mobilidade e prevenção de lesões, independente da idade.
Por ser um tratamento individualizado, ela pode ser aplicada no corpo de forma integral, proporcionando resultados muito positivos para pacientes.
O fisioterapeuta trabalha sempre considerando as limitações e capacidade de cada indivíduo.
Quais os tipos de fisioterapia?
A fisioterapia é uma área ampla, com diversas especialidades que visam tratar diferentes condições e promover a saúde dos pacientes.
Veja alguns dos principais tipos de fisioterapia:
• Fisioterapia ortopédica: Tem foco no tratamento de problemas musculoesqueléticos, lesões articulares e dores nas costas. Ajuda recuperação de fraturas, entorses, lesões em ligamentos, entre outros.
• Fisioterapia neurológica: Reabilita pacientes com distúrbios neurológicos, como acidente vascular cerebral (AVC) e lesões medulares. O objetivo é melhorar a mobilidade, coordenação e a força dos pacientes.
• Fisioterapia respiratória: Trabalha com doenças respiratórias como asma, bronquite crônica e enfisema pulmonar. Esta especialidade visa melhorar a função pulmonar e aliviar a falta de ar.
• Fisioterapia cardiovascular: Auxilia na reabilitação de pacientes com doenças cardíacas, como insuficiência cardíaca e pós-infarto. O foco é melhorar a capacidade cardiovascular, reduzir o risco de novos eventos cardíacos.
• Fisioterapia esportiva: Previne e recupera lesões em atletas profissionais ou não. Além de tratar lesões agudas e crônicas, este tipo de fisioterapia busca aprimorar o desempenho físico dos atletas.
• Fisioterapia pediátrica: Trata condições físicas e neurológicas em bebês e crianças, como paralisia cerebral, distrofias musculares e atrasos no desenvolvimento motor.
• Fisioterapia geriátrica: Melhora a mobilidade e promove o envelhecimento saudável em idosos. Ela ajuda a melhorar o equilíbrio, força e a flexibilidade, prevenindo quedas e promovendo a independência em suas atividades diárias.
Os principais benefícios da fisioterapia
1. Alívio de dores: Através de técnicas como massagem terapêutica, liberação miofascial e exercícios específicos a fisioterapia alivia a tensão muscular, estimula a liberação de endorfinas, melhora a circulação sanguínea, diminuindo pressão sobre áreas doloridas, aliviando a dor.
2. Melhora da mobilidade e flexibilidade: Através de exercícios específicos, a fisioterapia ajuda a melhorar a mobilidade e a flexibilidade. Essas práticas ajudam a evitar o encurtamento dos músculos e tecidos, o que contribui para uma maior liberdade de movimento.
3. Fortalecimento muscular: A fisioterapia atua no fortalecimento muscular por meio de exercícios específicos, ajudando a trabalhar grupos musculares enfraquecidos, corrigir desequilíbrios musculares, trabalhando na estabilidade das articulações.
4. Recuperação de lesões: A fisioterapia ajuda na recuperação de lesões por meio de exercícios e técnicas especificas que estimulam o processo de cicatrização, ajudando a restaurar a funcionalidade do corpo.
5. Reabilitação pós-operatória: Após cirurgias, a fisioterapia ajuda a acelerar a recuperação e restaurar a funcionalidade. Os fisioterapeutas trabalham para evitar complicações, reduzir a rigidez e fortalecer os músculos ao redor da área operada, ajudando o paciente a retomar as atividades cotidianas com mais rapidez e segurança.
6. Aumento da coordenação motora: Através de exercícios específicos e treinamentos, a fisioterapia pode ajudar a aumentar a coordenação motora de pacientes com distúrbios neurológicos, auxiliando na melhora da capacidade de controle e execução de movimentos, promovendo maior independência nas atividades diárias.
7. Melhora da circulação sanguínea: A fisioterapia melhora a circulação sanguínea, através de técnicas como a drenagem linfática, que tem por objetivo reduzir o inchaço, estimular a circulação de fluidos e melhorar o transporte de nutrientes e oxigênio para as células, promovendo a recuperação e a saúde do tecido corporal.
8. Promoção do bem-estar geral: Através da melhora da qualidade de vida e da independência funcional, a fisioterapia contribui para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida e a manutenção da saúde ao longo do tempo.
Sobre a Fisio&Forma
A Clínica Fisio&Forma, iniciou sua jornada focando em Fisioterapia Esportiva, trazendo um tratamento inovador com exercícios direcionados a atletas e praticantes de atividades físicas da região do ABC.
Sob coordenação de Kalil Zipperer, ampliou seu foco de atuação trazendo outras especialidades para oferecer uma abordagem integrativa.
Aqui, além da fisioterapia e reabilitação para atletas, você encontra especialistas em acupuntura, nutrição, cardiologia, psiquiatria, pediatria e neuropediatria.
Clique aqui e agende a sua avaliação.