Psicologia
A psicoterapia é uma importante ferramenta para você cuidar da sua saúde mental, garantindo bem-estar emocional e qualidade de vida.
Através de uma abordagem segura e acolhedora é possível aprender a lidar melhor com suas emoções, sentimentos e comportamentos, favorecendo o autoconhecimento e autodesenvolvimento.
O que é
PSICOLOGIA?
A psicologia é uma ciência que estuda os processos mentais e o comportamento humano. Ela busca entender como as pessoas pensam, sentem e agem em diferentes situações.
A psicologia não se limita apenas ao tratamento de doenças mentais. Ela também é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento pessoal e o crescimento emocional. Através da terapia, os pacientes podem adquirir uma melhor compreensão de si mesmos, melhorar suas relações interpessoais e desenvolver estratégias para enfrentar os desafios da vida com maior resiliência.
Qual é o papel do Psicólogo?
O psicólogo é o profissional responsável por aplicar esta ciência, auxiliando os pacientes a superar desafios emocionais e comportamentais.
Sua função envolve a escuta atenta, a identificação de padrões de pensamento e comportamento e mudanças construtivas.
O psicólogo também oferece suporte emocional, orientação e estratégias práticas para que os pacientes possam desenvolver habilidades de enfrentamento.
Quando Procurar um
PSICÓLOGO?
O mais comum é que as pessoas busquem um psicólogo quando estão passando por algum sofrimento intenso, sentimento de tristeza ou desânimo, traumas, crises de ansiedade ou de pânico, problemas de autoestima ou autoimagem, dificuldades nos relacionamentos interpessoais.
No entanto o psicólogo também deve ser procurado sempre que se necessitar de uma escuta ativa, necessidade de autoconhecimento ou orientação em momentos de transição de vida.
DEPRESSÃO
Esse transtorno causa um persistente sentimento de tristeza e perda de interesse, impactando a qualidade de vida da pessoa nas diversas nas esferas social, familiar, escolar, econômica, profissional. Sintomas como explosão de raiva, irritabilidade, distúrbios do sono, falta de energia e problemas físicos inexplicáveis também podem ser observados.
TEA
O transtorno do espectro autista afeta a interação social, comunicação e desenvolvimento. Ao observar comportamentos repetitivos, rigidez de personalidade e dificuldade nas interações interpessoais. Uma abordagem integrada, incluindo o acompanhamento psicológico colabora com o desenvolvimento, ajudando a melhorar a concentração, irritabilidade e a ansiedade.
TRANSTORNO DE ANSIEDADE
Uma das doenças mais comuns na sociedade moderna, se caracterizando por preocupações exageradas nas mais diversas esferas da vida. O tratamento integrado muitas vezes pode envolver, além da psicoterapia, a associação de fármacos.
SÍNDROME DO PÂNICO
O transtorno do pânico é caracterizado por ataques recorrentes e inesperados, podendo, inclusive, apresentar sintomas físicos. A aplicação de uma abordagem múltipla, englobando a psicoterapia e farmacoterapia tem se mostrado eficiente, principalmente nos casos moderados e graves.
TERAPIA DE CASAL E FAMILIAR
Questões familiares podem ser desafiadoras, principalmente em momentos de estresse e sofrimento. O apoio terapêutico trabalha problemas escolares, adoecimentos, questões de gênero, dependência química, separações e morte familiar, ou seja, problemas da vida.
TRANSTORNOS ALIMENTARES
Aqui questões como anorexia, bulimia e compulsão alimentar são tratados com uma abordagem sensível e multidisciplinar, envolvendo psicólogos e outros profissionais de saúde.