Quando procurar um psiquiatra?

Quando procurar um psiquiatra?

Você sabia que sua saúde mental precisa da mesma atenção e cuidados que sua saúde física?

Muitas vezes negligenciamos os sintomas causados pelas doenças mentais, confundindo os sintomas com cansaço, irritação ou insatisfação, achando que apenas de um período de férias é o suficiente para sua vida voltar ao normal.

A saúde mental está diretamente relacionada ao bem-estar emocional, mental e social, permitindo que as pessoas enfrentem os desafios do dia a dia de forma leve e saudável.

Quando é necessário procurar um Psiquiatra?

O psiquiatra é o médico especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento de diferentes formas de sofrimento, sejam elas de cunho orgânico ou funcional.

O adoecimento mental pode afetar nosso potencial intelectual, emocional ou comportamental, dificultando a interação com a sociedade.
Todos nós podemos ter episódios de tristeza, frustração ou estresse. No entanto, a forma como lidamos com estes sentimentos e como eles impactam nosso dia a dia deve ser considerada.

Você deve procurar um psiquiatra quando sentir que sua saúde mental pode estar afetando suas atividades diárias ou causando algum tipo de sofrimento.

Veja alguns sinais de alerta para procurar um psiquiatra:

• Falta de apetite ou compulsão alimentar
• Apatia constante
• Tristeza profunda
• Irritação excessiva
• Taquicardia, tremores, suor e vertigens
• Inquietação e dificuldade de concentração
• Choro excessivo
• Insônia frequente
• Dificuldade de realizar tarefas do dia a dia

Conheça algumas das doenças podem ser tratadas pelo Psiquiatra

Conheça algumas das doenças podem ser tratadas pelo Psiquiatra

Ansiedade: É caracterizada pela sensação de desconforto, tensão, medo ou mau pressentimento que são provocados pela antecipação de perigo ou algo desconhecido.

Pode afetar a vida social e emocional do indivíduo e provocar sintomas como tremores, falta de ar, angustia, palpitações, sensação de aperto no peito, calafrios.

Depressão: A depressão é um transtorno psicológico que leva a um estado de tristeza profunda e persistente, que impede a realização das tarefas diárias.

Ela pode, inclusive, levar a e perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas. Pode também ser acompanhada por sintomas como apatia, insônia, irritabilidade, falta de energia, ganho ou perda de peso, entre outros.

Transtorno Bipolar: Esta condição provoca grandes mudanças de humor sem motivo aparente.

Os pacientes podem oscilar de um estado de depressão profunda para euforia e excesso de extroversão, o que faz os bipolares usualmente serem bastante instáveis e impulsivos.

Esquizofrenia: Trata-se de um transtorno psicótico que provoca distúrbios no pensamento, percepção, atividades sociais e linguagem das pessoas. A esquizofrenia é caracterizada pela perda da percepção da realidade adequada, podendo levar o paciente a quadros de isolamento, delírios e alucinações.

Distúrbios do Sono: Este distúrbio afeta a qualidade de vida do paciente, que deixa de ter um sono reparador. As pessoas podem apresentar dificuldade para adormecer, acordar muitas vezes durante a noite, ter sonhos perturbadores, cansaço extremo ao acordar e sono excessivo durante o dia. Ele ainda pode levar a outras condições como ansiedade, depressão, podendo, inclusive, aumentar o risco de doenças cardíacas, diabetes, obesidade e derrames.

TDAH – O transtorno do déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é mais comum na infância, mas pode acompanhar o indivíduo por toda vida.

É caracterizado por sintomas como desatenção, falta de concentração, impulsividade, podendo comprometer significativamente o aprendizado e a execução de tarefas do dia a dia.

O psiquiatra é profissional indicado para cuidar do seu bem-estar emocional e psicológico.

A sua saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Sentir-se persistentemente deprimido, ansioso ou com dificuldade de lidar com as demandas do dia a dia não é normal.

Fique atento e não ignore os sintomas.
Em casos específicos, o psiquiatra pode prescrever medicamentos, o que pode ser essencial para tratar condições mais severas e aliviar o seu sofrimento.

Assim, se você ou alguém próximo estiver enfrentando dificuldades significativas ou mudanças drásticas no comportamento, humor ou na capacidade de lidar com o dia a dia, busque ajuda. Você não está sozinho nesta jornada.

Sobre a Fisio&Forma

A Clínica Fisio&Forma, iniciou sua jornada focando em Fisioterapia Esportiva, trazendo um tratamento inovador com exercícios direcionados a atletas e praticantes de atividades físicas da região do ABC.

Sob coordenação de Kalil Zipperer, ampliou seu foco de atuação trazendo outras especialidades para oferecer uma abordagem integrativa.

Aqui, além da fisioterapia e reabilitação para atletas, você encontra especialistas em acupuntura, nutrição, cardiologia, psiquiatria, pediatria e neuropediatria.

Clique aqui e agende a sua avaliação.