fbpx
DicasFisioterapia esportivaPilates Clínico

10 Dicas Práticas para Evitar Dores nas Costas ao usar o Computador

By março 2, 2016 No Comments

Sentar-se de maneira inadequada em frente ao computador é uma das principais causas de dores nas costas que uma pessoa terá em algum momento na vida. Mas isso pode ser corrigido adotando algumas mudanças em sua postura.

Veja abaixo algumas sugestões que você poderá adotar a partir de agora enquanto lê este artigo:

 

1) Mantenha sua cabeça ereta

Em frente ao computador, concentre-se em manter sua cabeça e pescoço eretos. Evite inclinar-se para a frente em direção do monitor.

postura em frente ao computador

 

2) Tenha o mouse sempre próximo do seu corpo

De preferência, deve ser colocado ao lado de seu teclado com o braços formando um ângulo de 90º para que você não estique ou torça o seu ombro quando clicar. Opte por teclados e mouses ergonômicos

postura em frente ao computador_

 

3) Seja exigente com sua cadeira

Escolha uma cadeira que possua encosto para a parte inferior das suas costas e possibilite uma boa postura. É aconselhável que o assento seja liso e possua uma pequena inclinação para trás. Verifique se a cadeira possui dimensões adequadas para acomodar nádegas e coxas, deixando apenas as dobras do joelho para fora.

Verifique também se a cadeira possui bordas arredondadas para não prejudicar a circulação sanguínea dos membros inferiores.

postura em frente ao computador

 

4) Exercite a respiração consciente

Em cada movimento de entrada e saída do ar, visualize-se percorrendo desde o desenho do seu umbigo em direção à toda extensão da sua coluna vertebral. Este é um ótimo exercício para trabalhar a consciência corporal e auxiliar e sua correção postural.

postura em frente ao computador

 

5) Sente-se próximo à sua mesa

Seu torso deve estar cerca de um braço de distância do monitor que deve estar 5 centímentros acima do nível do olho.

postura em frente ao computador__

 

6) Manteha os pés apoiados

Muitos ignoram ou desconhecem os benefícios dos apoiadores de pés durante longas jornadas em frente ao computador. O fato é que ao sentar-se corretamente com os pés apoiados em um apoiador mantendo a posição do joelho em um ângulo de 90º ou mais, poderá melhorar a circulação sanguínea além de relaxar a musculatura evitando futuras dores nas costas.

postura em frente ao computador_

 

7) Faça pausas e alongue-se

Levantando-se pelo menos uma vez a cada hora para ir ao banheiro e fazer alguns alongamentos. Isso reduzirá a pressão sobre os discos e aumentará a circulação na região espinhal.

Veja abaixo alguns exercícios que você poderá fazer utilizando a própria cadeira:

8 Exercícios no escritório

 

8) Evite apoiar o telefone no ombro

Atender o telefone apoiando-o com o ombro enquanto está realizando outra tarefa acaba sendo um movimento intuitivo, mas essa prática pode prejudicar o seu pescoço. Opte por modelos de aparelhos como Head-set ou atenda o telefone no viva-voz quando a conversa durar mais de cinco minutos.

postura em frente ao computador-

 

9) Não cruze as pernas

Sentar de pernas cruzadas torna difícil manter a coluna reta e ombros quadrados , e corre o risco de esticar demais os músculos ao redor da pélvis , aumentando o risco de varizes , interrompendo o fluxo de sangue . Então descruzar e relaxar.

 

10) Encontre o ângulo ideal

Veja abaixo uma ilustração da posição ideal em frente ao computador:

 

postura em frente ao computador3

Não tem a postura correta e sente dores nas costas?

Fale com quem é especialista no tratamento da dor e qualidade de vida.

Venha nos visitar aqui na Clínica Fisio & Forma. Nossa equipe realizará uma avaliação específica para o seu caso e desenvolverá um tratamento totalmente personalizado para as suas necessidades.

banner_avaliaçao-gratuita

[Contact_Form_Builder id=”13″]

 

Leave a Reply

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?